quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

A China cresce e encanta

Harbin Opera House
MAD inaugura complexo cultural de quase 80 mil m² em Harbin, na China
Harbin Opera House possui três volumes ondulados inspirados na paisagem do pântano, que abrigam dois teatros e uma praça pública


Foi inaugurado recentemente o Harbin Opera House, um complexo cultural projetado pelo escritório de arquitetura MAD em Harbin, na China. Com 79 mil m², o edifício é composto por três volumes com fachadas sinuosas e onduladas que abrigam, além de duas salas de concerto, uma enorme praça pública.
Concebido com inspiração na paisagem sinuosa dos pântanos, os volumes têm o exterior revestido por painéis de alumínio branco e placas de vidro. O volume maior abriga um grande teatro com espaço para até 1,6 mil visitantes, enquanto o menor é um espaço para apresentações mais intimistas, com uma plateia para até 400 pessoas.
As superfícies onduladas do exterior do complexo são continuadas nas instalações interiores, onde um grande átrio de entrada possui janelas em arco e um teto sinuoso localizado abaixo do teto principal de vidro.
O átrio de entrada para o grande teatro tem ainda um grande bloco semicircular de madeira que abriga as escadas de acesso aos diversos níveis da sala.
O terceiro volume, que abriga a praça pública, pode ser utilizado ainda para a realização de apresentações ao ar livre.
O Harbin Opera House integra o plano de construção de uma Ilha Cultural na região do Rio Songhua, na cidade chinesa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário