sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Eixo Africa-China, talvez uma esperança para a terra mãe.

Wang Yi: Mecanismo do Fórum de Cooperação Sino-Africana está cada vez melhor
  2015-12-04 10:49:17  cri








O chanceler chinês Wang Yi apontou na 6ª reunião ministerial do Fórum de Cooperação Sino-Africana que a construção do mecanismo do Fórum de Cooperação Sino-Africana está cada vez melhor e o Fórum está mais em evidência do que nunca.

Segundo o chanceler chinês, o mecanismo do Fórum de Cooperação Sino-Africana está evoluindo e diversas reuniões foram realizadas para discutir e coordenar efetivamente os tópicos do Fórum e da cooperação sino-africana.

Wang Yi disse ainda que a construção de sub-fóruns, no quadro do Fórum de Cooperação Sino-Africana, alcançou um grande progresso, tais como os sub-fóruns de intercâmbio civil, direito, think-tank, mídia e parque industrial. A influência do Fórum de Cooperação Sino-Africana tem sido ampliada, exercendo assim um papel de modelo e liderança nas cooperações internacionais com a África.

Xi Jinping fez encontro coletivo com líderes de alguns países africanos
  2015-12-04 20:16:19  cri


O presidente chinês, Xi Jinping se reuniu hoje (4) em Johanesburgo, com os líderes de 13 países africanos. Os líderes participantes elogiaram os resultados obtidos no desenvolvimento das relações sino-africanas e deseja que a Cúpula de Johanesburgo do Fórum de Cooperação China-África seja bem sucedida.

Participaram o presidente da República do Congo, Denis Sassou-N'guesso, presidente do Uganda, Yoweri Museveni, presidente da República Democrática do Congo, Josef Kabila, presidente das Comores, Ikililou Dhoinine, presidente do Sudão do Sul, Salva Kiir, presidente de Madagascar, Heri Rajaonarimampianina, presidente da Maoritânia, Ameenah Gurib-Fakim, premiê da Etiópia, HAilemariam Dessalegn, premiê do Lesoto, Pakalitha Mosisili, chefe do governo de Marrocos, Abdelilah Benkirame, premiê do Ruanda, Anastase Murekezi e vice-presidente de Botswana, Masisi.

O presidente apresentou os dois objetivos da sua visita à África: presidir, junto com presidente sul-africano, Jacob Zuma, a Cúpula de Johanesburgo do Fórum de Cooperação China-África e manter a amizade e discutir os problemas de desenvolvimento com os líderes dos países africanos. Ele disse que as cooperações para desenvolvimento comum correspondem aos interesses de ambas as partes e constituem uma missão comum. Atualmente, o desenvolvimento de cooperações sino-africanas têm uma complementaridade e respectivas vantagens e ambos os lados estão recebendo uma oportunidade histórica. O tema desta Cúpula reflete o desejo da China e da África. Xi Jinping ainda apresentou aos líderes presentes o desenvolvimento econômico da China e os alvos de desenvolvimento determinados na 5ª Sessão Plenária do 18º Comitê Central do Partido Comunista da China, reforçando que o desenvolvimento chinês irá beneficiar os povos da China e da África.

Os líderes presentes afirmaram que a China é um grande amigo da África. Os países africanos tornaram-se parceiros estratégicos da China desde a fundação do Fórum de Cooperação China-África, há 15 anos. O continente africano recebe sempre ajuda chinesa nas áreas de desenvolvimento econômico e vida do povo e necessitam de cooperações ainda mais estreitas com a China, no procedimento de industrialização e modernização agrícola. A Cúpula dará mais dinamismo às colaborações entre si.

Tradução: Li Jing - Revisão: Filipe Hu

Nenhum comentário:

Postar um comentário