segunda-feira, 9 de maio de 2016

A locomotiva chinesa


Nomes estranhos de empresas chinesas provocam discussões online

Uma série de empresas com nomes estranhos na China provocou discussões entre os internautas. 






  Uma empresa de investimentos de Shanghai, por exemplo, denomina-se "Dashuipiao", que significa que o investimento vai ser uma perda de dinheiro, assinala na terça-feira o jornal "National Business Daily". 

  A empresa especializa-se em investimento industrial, administração de investimentos e administração de negócios de comida. 

  Outra companhia em Shanghai se registrou como "Mensheng" ou "farei minha fortuna sem que você saiba". 

  As duas empresas se localizam na zona de livre comércio de Shanghai, e não são as únicas que escolheram nomes incomuns. Outras incluem "Pequena Lagosta" e "Proprietária" e, de acordo com o portal Sina.com, uma companhia acionista privada em Hangzhou se chama "Guoliyoumi" (tenho arroz em minha tigela). 

  Os nomes estranhos dividiram a comunidade online em dois grupos: aqueles que pensam que os nomes são absolutamente estúpidos, e aqueles que gostam do tom humorístico dos nomes. 

  "Quando apareceu o nome de 'Alibaba', pensei que era muito estranho", escreveu um usuário do microblog Sina Weibo. "Atualmente é um gigante do comércio eletrônico". 

  Alguns argumentam que não é fácil ser original. 

  "Uma vez tentei mais de 300 nomes incomuns e o sistema de registro assinalava que todos estavam ocupados", comentou o usuário do Weibo "Aiyincilunbei." 

  "Ao final tentei com 'Sistema, você ganha!', mas inclusive esse já estava registrado!".
  O regulamento sobre o registro de nomes de empresas assinala que os nomes não devem danificar os interesses da nação nem do público, e os títulos não podem enganar o público ou causar mal-entendidos. Qualquer referência ao Partido, ao exército ou a grupos sociais está proibida. 

  Um funcionário do departamento de registro de nomes de empresas de Shanghai comentou à Xinhua que uma vez que os nomes das companhias não infrinjam a lei nem causem prejuízo a sociedade, devem ser permitidos. 

  A comunidade online está de acordo. 

  "Alguém registrou o nome 'caranguejo'? Se não, vou usá-lo", disse um outro usuário do Weibo.
Por Xinhua


Mulher modelo de empreendimento na Terra Natal de Batatas na China
  2016-05-03 19:43:13  cri






A cidade de Dingxi, localizada na província de Gansu, no noroeste da China, é uma das terras mais convenientes para o cultivo de batatas no mundo devido ao seu clima seco. As batatas cultivadas no local têm um gosto doce e tenro e são muito nutritivas. Dingxi ganhou o título de "Terra Natal de Batatas na China". 


Falando do desenvolvimento da produção de batatas de Dingxi, não se pode deixar de referir uma mulher local, Zhou Ailan. Zhou, formada na Universidade de Agricultura de Gansu, era uma técnica da estação de tecnologia agrícola do distrito de Tongwei, em Dingxi. Naquela época, as batatas na região eram de uma única espécie e eram produzidas em pequena quantidade. Além disso, não tinham uma grande dimensão de produção. Zhou Ailan dedicava-se à pesquisa no aumento de produção, à otimização da espécie e ao baixo custo no transporte de batatas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário