terça-feira, 28 de junho de 2016

Supercomputer



Supercomputador mais rápido do mundo é 100% chinês
Redação do Site Inovação Tecnológica -  22/06/2016





 Este é Sunway TaihuLight, o supercomputador mais rápido do mundo.[Imagem: Science China Press]


Supercomputação chinesa
A novidade é que, de acordo com o novo ranking Top500, divulgado nesta semana, o novo supercomputador mais rápido do mundo não apenas está na China - ele é 100% chinês.




A máquina, chamada Sunway TaihuLight, usa processadores SW26010, projetados e construídos na China, cada um contendo 4 elementos de gerenciamento de processamento (MPEs) e 256 núcleos de processamento.

O pico de desempenho do supercomputador atingiu 125 petaflops, mas seu nível sustentado - o indicador usado para sua colocação no ranking - é de 93 petaflops. Seu antecessor, o Tianhe-2, atinge 33 petaflops.

Embora a China venha dominando o mundo da supercomputação há algum tempo, até agora suas máquinas eram construídas com processadores produzidos pela Intel ou pela IBM.

Outra novidade é que, pela primeira vez, a China tem mais supercomputadores no ranking dos que os EUA: 167 contra 165. O terceiro colocado na lista é o Japão, com 29 supercomputadores ranqueados.

 Estrutura do supercomputador TaihuLight. [Imagem: Science China Press]

Simulações científicas
Instalado no Centro Nacional de Supercomputação em Wuxi, o TaihuLight será utilizado em diversos tipos de simuladores, incluindo modelagens da Terra e da superfície dos oceanos, desenvolvimento de novos modelos climáticos e simulações atômicas.

Com os avanços científicos, os modelos para simular os diversos aspectos da realidade estão se tornando cada vez mais complexos, com resoluções temporais e espaciais cada vez maiores. Isso é necessário não apenas para entender os mecanismos envolvidos, mas também para permitir a criação de cenários, do tipo "o que acontece se", que envolve mexer em variáveis para ver o que acontece no quadro geral.

Isso tem fomentado o campo dos supercomputadores, já que modelos mais complexos exigem poderes de computação progressivamente maiores.

Bibliografia:

The Sunway TaihuLight supercomputer: system and applications
FU Haohuan, LIAO Junfeng, YANG Jinzhe, WANG Lanning, HUANG Xiaomeng, YANG Chao, XUE Wei, QIAO Fangli, ZHAO Wei, YIN Xunqiang, HOU Chaofeng, GE Wei, ZHANG Jian, WANG Yangang, YANG Guangwen
Sci China Inf Sci DOI: 10.1007/s11432-016-5588-7

Nenhum comentário:

Postar um comentário