sábado, 10 de dezembro de 2016

China e ideologia



Presidente chinês pede pelo fortalecimento do trabalho ideológico nas faculdades
2016-12-09 10:26:19portuguese.xinhuanet.com 





 O presidente chinês, Xi Jinping, também secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCC) e presidente da Comissão Militar Central, discursa em uma reunião de dois dias sobre os trabalhos ideológicos e políticos nas universidades e faculdades da China, que terminou em 28 de dezembro de 2016, em Beijing, capital da China. (Xinhua/Ju Peng)


Beijing, 9 dez (Xinhua) -- O presidente chinês Xi Jinping disse que o trabalho ideológico nas faculdades deve ser integrado ao processo educacional inteiro, sublinhando a necessidade da firme liderança do Partido no ensino superior.

Xi, que é também secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCC) e presidente da Comissão Militar Central, fez as observações em uma reunião de dois dias sobre os trabalhos ideológicos e políticos nas universidades e faculdades da China, encerrada quinta-feira.

Os membros do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do PCC Liu Yunshan, Wang Qishan e Zhang Gaoli participaram da reunião, junto com outros funcionários de alto escalão e funcionários de faculdades.

O ensino superior é um importante fator no potencial de desenvolvimento do país, por isso é urgente para a China melhorar a qualidade de seu ensino superior, segundo Xi.

Como o ensino superior assume a principal responsabilidade de cultivar os sucessores da causa socialista, deve-se seguir a orientação política correta, opinou Xi, acrescentando que apenas com formação de talentos de primeira classe, as universidades podem se tornar instituições de padrão mundial.

Melhorar a habilidade de cultivar talentos é o trabalho essencial do ensino superior e deve ser o foco, afirmou Xi.

"As instituições de ensino superior da China estão sob a liderança do PCC, e são faculdades socialistas com características chinesas, por isso o ensino superior deve ser guiado pelo marxismo, e as políticas do Partido sobre educação devem ser totalmente executadas", disse Xi.

O trabalho ideológico e político é fundamentalmente trabalho sobre indivíduos, segundo Xi. O trabalho deve se concentrar em alunos, cuidando deles, servindo eles, e ajudando eles a melhorarem em qualidade ideológica, consciência política, características morais e qualidade humanística, permitindo que eles desenvolvam tanto habilidade como integridade, enfatizou Xi.

Xi pediu aos professores universitários que sejam "disseminadores de ideologia e cultura avançadas" e "apoiadores leais à governança pelo Partido", de forma que orientem melhor os alunos no seu crescimento.

A adesão à liderança do Partido é essencial para o desenvolvimento do ensino superior no país, disse Xi, pedindo esforços para garantir a firme liderança do Partido no campo, "tornando as faculdades em fortalezas que seguem a liderança do Partido".
As autoridades do Partido devem aumentar seu contato com os intelectuais das faculdades, ajudá-los e escutar sinceramente suas opiniões.

Xi enfatizou a importância da liderança dos comitês do Partido nas faculdades, os pedindo que fortaleçam a construção das organizações do Partido nas bases e melhorem suas habilidades nos trabalhos ideológico e político.

Nenhum comentário:

Postar um comentário