sábado, 14 de abril de 2018

Um gigante em movimento crescente


Em Hainan, presidente chinês sublinha reforma, abertura e proteção ambiental
2018-04-14 18:40:37portuguese.xinhuanet.com




(Xinhua/Li Xueren)
Haikou, 14 abr (Xinhua) -- O presidente chinês, Xi Jinping, sublinhou na província insular de Hainan, no sul da China, o impulso à reforma e abertura "de uma perspectiva superior, com uma visão mais ampla e uma maior força".
Xi, também secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China e presidente da Comissão Militar Central, fez a declaração durante uma viagem de inspeção a Hainan entre quarta e sexta-feira.
Xi também pediu que a província faça pleno uso de suas vantagens ambientais e de seu status como zona econômica especial e ilha de turismo internacional, a fim de construir uma Hainan "formosa e nova".
Durante a inspeção realizada na quarta-feira à Zona Piloto de Turismo Médico Internacional de Lecheng, em Boao, Hainan, Xi recebeu um relatório sobre os mais recentes êxitos relacionados com o projeto e inspecionou o equipamento médico avançado, incluindo um robô de cápsula endoscópica. O presidente falou com os especialistas e destacou a importância de impulsionar o setor de saúde para servir o povo.
Durante uma visita ao Instituto de Ciência e Engenharia das Águas Profundas da Academia Chinesa de Ciências, Xi recebeu na quinta-feira relatórios sobre a exploração da China no leito marinho na Trincheira das Marianas e examinou a equipe de pesquisa de águas profundas.
Xi disse que é necessário intensificar os esforços para tornar a China em um país marítimo forte e assinalou que a China deve aproveitar o Mar do Sul da China como o melhor local natural para sua pesquisa e suas provas nas águas profundas.
É necessário realizar esforços para desenvolver bases de pesquisa nas águas profundas e impulsionar o desenvolvimento da ciência e tecnologia das águas profundas, disse ele.
Durante uma inspeção em uma base nacional de pesquisa para a produção de sementes, onde milhares de pesquisadores se reúnem todos os anos no inverno e na primavera, Xi enfatizou que alimentar mais de um bilhão de pessoas é o maior desafio da China e que as boas sementes são vitais para aumentar a produção de cereais.
Xi disse que a China deve desenvolver boas espécies de cultivo de que possui os direitos de propriedade intelectual para proteger a segurança alimentar do país.
Xi visitou na sexta-feira o Museu de Hainan e viu uma exposição sobre o avanço de Hainan nas últimas três décadas.
Xi disse que Hainan passou de uma ilha remota e pouco desenvolvida à maior zona econômica especial (ZEE) da China e uma ilha turística bem conhecida a nível internacional. Isso demonstra que a decisão do Comitê Central do PCC de estabelecer a ZEE foi correta. O presidente chinês pediu novos avanços na reforma e abertura.
No museu, Xi inspecionou amostras de uma base de dados de genes de animais e plantas desta ilha tropical, revisou as medidas para proteger as reservas naturais e escutou os relatórios sobre as análises dos dados compilados através do monitoramento da qualidade do ar. Xi disse que as águas claras, as montanhas exuberantes e os céus e mares azuis são as principais vantagens de Hainan e pediu mais avanço na construção de uma civilização ecológica socialista.
Xi visitou mais tarde o centro de dados administrativos e viu a maneira como a informação é utilizada no turismo e alívio de desastres. Ele também destacou a necessidade urgente de que o governo acelere a criação de plataformas big data para melhorar a governança social. O presidente pediu que os funcionários façam melhor uso das vantagens da internet para melhorar a elaboração de políticas, a governança social e os serviços públicos.
Xi também visitou o povoado de Shicha no distrito de Xiuying de Haikou onde inspecionou a implementação da estratégia de revitalização rural. O presidente ficou contente em saber que os agricultores locais têm aumentado suas receitas através dos negócios rurais desenvolvidos através da cooperação de companhias, cooperativas e famílias rurais.
O presidente chinês disse que tanto as cidades como as áreas rurais devem se desenvolver bem para atingir o objetivo de construir uma sociedade moderadamente próspera em todos os aspectos. Devem incentivar os agricultores a aproveitar os recursos locais para desenvolver uma agricultura especializada, o turismo rural e as economias rurais para aumentar sua receitas.