sábado, 26 de maio de 2018

China gigante no conhecimento


Xi pede construção de universidades de classe mundial com características chinesas
2018-05-03 13:07:47portuguese.xinhuanet.com 







(Xinhua/Li Tao)
Beijing, 3 mai (Xinhua) -- O presidente chinês, Xi Jinping, exigiu nesta quarta-feira a construção de universidades de classe mundial com características chinesas, de modo a formar pessoas bem preparadas para se unirem à causa socialista.

Xi, também secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCC) e presidente da Comissão Militar Central, deu a declaração durante uma inspeção na Universidade de Pequim (PKU, em inglês), antes do Dia da Juventude da China e do 120º aniversário da instituição, ambos caindo em 4 de maio.

Em nome do Comitê Central do PCC, ele estendeu saudações festivas a funcionários e estudantes da PKU, ex-alunos no país e no exterior, bem como jovens de todos os grupos étnicos e trabalhadores jovens na China.

Depois de ouvir o resumo sobre o desenvolvimento mais recente da universidade, Xi, acompanhado por Wang Huning, membro do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do PCC e membro do Secretariado do Comitê Central do PCC, reconheceu que a PKU melhorou notavelmente sua capacidade e influência acadêmica no âmbito de um claro plano de desenvolvimento desde o 18º Congresso Nacional do PCC.

Apontando que o desenvolvimento das universidades e da nação se complementam, Xi enfatizou que mais esforços devem ser feitos para criar universidades de classe mundial, mas antes de tudo, com características chinesas.

Ao se informar sobre as últimas realizações de pesquisa da PKU em ciência e engenharia, Xi observou que a inovação é o motor de desenvolvimento mais poderoso e o elemento mais essencial da força nacional e competitividade central de um país.

Ele disse que as universidades e suas faculdades acadêmicas, como parte importante do sistema e força-tarefa de inovação do país, devem aumentar a integração entre diferentes disciplinas, oferecer mais apoio para pesquisas interdisciplinares e cientistas em áreas de ponta e cultivar mais cientistas proeminentes e equipes de pesquisa de classe mundial.

A PKU é o berço onde o marxismo começou a se espalhar na China. Ela fundou a primeira escola de marxismo no país nos últimos anos e também, em janeiro, estabeleceu o instituto de pesquisa do Pensamento de Xi Jinping sobre o Socialismo com Características Chinesas na Nova Época.

Na escola de marxismo, Xi assistiu a uma exposição e conheceu sobre a pesquisa e o ensino do marxismo e do pensamento sobre o socialismo com características chinesas na nova época.

Xi disse que a escola de marxismo de uma universidade deve seguir uma orientação política bem definida e princípios de ensino -- resumidos como "tomar o marxismo como seu sobrenome e falar sobre o marxismo".

Ele disse que o marxismo deve ser consolidado como ideologia orientadora e promovido nos campi, salas de aula e entre estudantes.

Mais tarde, ele participou de uma discussão com um grupo de estudantes chineses e estrangeiros sobre tópicos relacionados à interpretação da "nova época".

Os estudantes perguntaram: "Você é um marxista firme. Existem alguns bons métodos que usa para estudar o marxismo?"

Xi compartilhou sua experiência. Também disse aos estudantes estrangeiros que, para entender a China, tem de entender a história, cultura, pensamento e etapas de desenvolvimento do país. Em particular, tem de entender o marxismo na China contemporânea. A PKU foi a primeira na China a disseminar o marxismo e o pesquisar, desempenhando um papel chave na propagação do conceito no país e na fundação do PCC, acrescentou.

Ele lembrou que o ano 2018 marca o 200º aniversário do nascimento de Karl Marx e o 170º aniversário da publicação do Manifesto Comunista.

"Nossa melhor comemoração é fazer um bom trabalho no estudo, promoção e implementação do espírito do 19º Congresso Nacional do PCC e do pensamento sobre o socialismo com características chinesas na nova época, que incorpora o marxismo na China contemporânea", destacou o presidente.
Xi incentivou sérios estudos sobre o socialismo com características chinesas em conexão com mudanças do Partido, do país e do mundo, para produzir resultados de pesquisa mais influentes e convincentes.
No fim de sua visita, ele definiu o trabalho em áreas fundamentais como prioridade para construir universidades de classe mundial com características chinesas.

A direção política correta deve ser defendida, disse Xi, pedindo esforços persistentes para criar e promover valores socialistas essenciais e encorajar os funcionários e estudantes universitários a terem fé, impulsionarem ativamente e praticarem esses valores.

De acordo com Xi, a confiança no caminho, teoria, sistema e cultura do socialismo com características chinesas deve nos ajudar a construir a confiança no desenvolvimento de universidades de classe mundial com características chinesas.

Ele também destacou esforços para formar professores competentes e estabelecer um sistema para cultivar talentos.

A liderança do Partido deve ser mantida. Um número de profissionais de ponta mundiais em ciência e tecnologia, cientistas e engenheiros jovens e equipes de inovação devem ser treinados. Grandes progressos em pesquisa básica pioneira e inovações originais são objetivos, apontou ele.

Xi incentivou os jovens a serem leais ao país e ao povo, aprenderem a história da nação, herdarem a cultura chinesa, terem orgulho nacional e confiança cultural, e vincularem intimamente seus ideais ao futuro da pátria.