quarta-feira, 16 de março de 2016

China luta contra a poluição


China elabora lei para lidar com poluição do solo
  2016-03-11 08:55:44  cri







Um alto legislador disse que a China está trabalhando em uma lei para lidar com uma "situação grave no ambiente do solo", que se juntará às leis existentes sobre a qualidade do ar e água para combater a poluição excessiva. 

O projeto da lei sobre a prevenção da poluição do solo será apresentado para o Comitê Permanente da Assembleia Popular Nacional (APN, Legislativo chinês) para deliberação em 2017, disse Yuan Si, vice-presidente do Comitê para a Proteção do Ambiente e Conservação de Recursos do Comitê Permanente da APN, em uma coletiva de imprensa no âmbito da atual sessão anual da APN. 

Ele afirmou que o país está em necessidade urgente de uma lei específica sobre a poluição do solo porque a falta da lei do tipo prejudica os esforços do governo para lidar com a poluição do solo, que é grave em partes do país e ameaça a segurança de alimentos e água. 

Yuan explicou que a lei sobre a prevenção da poluição do solo estipulará a divisão de deveres entre as agências do governo, o estabelecimento de um sistema de levantamento e monitoramento e aumento do financiamento, entre outras. 

Ele disse que seu comitê tem se preparado para projetar a lei desde 2013, depois de conduzir pesquisas e realizar reuniões. 

A China "declarou guerra" contra a poluição em 2014. Após décadas de busca do crescimento à custa da qualidade do ar, água e terra, a poluição emergiu como uma das maiores preocupações das pessoas, particularmente das que vivem nas cidades grandes ou industriais.
por Xinhua





Erosão de solo ao longo do Rio Yangtze diminui 27%
  2016-03-04 09:00:48  cri




A área que sofre erosão do solo no vale do Rio Yangtze foi reduzida em 146 mil quilômetros quadrados, uma queda de 27% desde 2000, segundo o Ministério dos Recursos Hídricos. 

Desde 2011, medidas de proteção foram aplicadas em 70 mil quilômetros quadrados de terra ao longo do rio mais comprido da China, quando a Lei sobre Conservação de Água e Solo entrou em vigor. 

Governos locais destinaram milhões de yuans para a causa. O Município de Chongqing plantou árvores em ladeiras, levantou terrenos em forma de terraços para reter a água, construiu instalações de irrigação e financiou a plantação de frutas e legumes para estabilizar o solo. 

Wang Zewen, agricultor no distrito de Zhongxian de Chongqing, começou a plantação de nectarinas em 2012. 

"O governo gastou muito em instalações de irrigação em meu povoado, e isso teve grande efeito na melhora do ambiente", disse. 

As medidas do distrito diminuíram o volume de deslizamento de lama e areia ao Rio Yangtze em 7 milhões de metros cúbicos por ano. 

O Ministério planeja plantar árvores ou usar outras medidas e proteção em outros 85 mil quilômetros quadrados de terra ao longo do rio até 2020.
por Xinhua

Nenhum comentário:

Postar um comentário