sexta-feira, 10 de maio de 2019

China, um gigantesco imenso


Indústria robótica espanhola quer estar no mercado chinês "a todo o custo", diz líder empresarial
2019-05-10 19:59:07portuguese.xinhuanet.com
Por Paul Giblin e Javier Ureta




Madri, 9 mai(Xinhua) - A indústria robótica espanhola está na vanguarda da tecnologia e produz produtos de alta qualidade, mas a China é um modelo que pode ajudar a Espanha a continuar avançando no setor, disse à Xinhua um líder do setor.
Além disso, a China é "um mercado muito interessante para nós e queremos estar lá a todo custo". Temos escritórios em Guangzhou, Beijing e Shanghai para ajudar nossa indústria de robótica a se firmar ali", disse Sonsoles Huidobro, chefe de Tecnologia Industrial do Instituto Espanhol de Comércio Exterior (ICEX).
Huidobro analisou o setor de robótica durante a Global Robot Expo 2019, que foi realizada no centro de exposições IFEMA em Madri, na quarta-feira e quinta-feira, atraindo mais de 12.000 visitantes durante os dois dias.
"O setor de robótica é uma área fundamental para a Espanha porque combina pesquisa e desenvolvimento e também proporciona valor agregado à nossa indústria", disse ela à Xinhua.
De acordo com os dados do ICEX consultados pela Xinhua, a Espanha já instalou mais de 35 mil robôs operacionais em diferentes setores.
O número de robôs na Espanha aumentou 6% em 2018 e já existem dois robôs por mil trabalhadores na economia espanhola.
O ICEX é uma agência do Ministério da Indústria, Turismo e Comércio espanhol que serve empresas espanholas para promover as suas exportações e facilitar a sua expansão internacional.
De acordo com Huidobro, 48% dos robôs operam na indústria automobilística, onde a Espanha é o nono maior produtor do mundo, fabricando 2.819.565 veículos no ano passado.
Apesar desta presença impressionante, ainda há margem para crescimento. De acordo com os números da Associação Espanhola de Robótica e Automação (AER), a Espanha está atualmente em processo de expansão, vendendo 3.900 robôs no exterior em 2018.
Os números da Espanha só são superados na Europa pela Alemanha, Itália e França, embora a China seja o líder mundial indiscutível.
A indústria de robôs industriais da China se desenvolveu rapidamente, com as vendas no ano passado aumentando quase 15%, segundo as últimas de um grupo de pesquisa chinês.
Um total de 156.400 robôs industriais foram vendidos na China em 2018, um aumento de 14,97% ano a ano, tornando o país o maior mercado mundial de robôs industriais por seis anos consecutivos, segundo a GGII, um grupo de pesquisa chinês sobre indústrias emergentes.
O gigantesco desenvolvimento das principais indústrias usuárias, como a automobilística, a fabricação de equipamentos de ponta e os aparelhos eletrônicos e elétricos, impulsionou as vendas de robôs industriais.
De acordo com Huidobro, isso significa que a Espanha pode aprender com o know-how chinês.
Ela também ressaltou que a robótica não só pode transformar a economia e as formas de trabalho, mas também pode ter um efeito positivo na sociedade.
"Este setor tem enormes possibilidades de transformar a sociedade para melhor, ajudando a melhorar a nossa qualidade de vida", observou.
A inteligência artificial e a aplicação de robôs foram os dois temas principais da Global Robot Expo.
"A sociedade tem muito medo que os robôs e a inteligência artificial ocupem o nosso lugar, mas a realidade é que eles podem nos ajudar muito, especialmente na tomada de decisões", disse à Xinhua o Gerente de Marketing da Global Robot Expo, Patrick Cyrus.

 Para ajudar a desenvolver a indústria robótica, o governo espanhol mantém o Centro para o Desenvolvimento da Tecnologia Industrial (CDTI), que é uma instituição pública criada para financiar projetos no setor.
"É um setor que está em desenvolvimento intensivo no país e o governo acredita que o CDTI é importante para ajudar a indústria a crescer", disse Pilar González, chefe do Departamento de Promoção Institucional do CDTI, à Xinhua.
González explicou que Espanha e China têm uma estreita cooperação bilateral graças a um programa conjunto para financiar os melhores projetos de robótica entre os dois países.
"Nós nos reunimos periodicamente para analisar em que queremos investir. Nossas relações com a China são fantásticas", disse ela, antes de prever um futuro brilhante para o setor.
"Há muitas universidades que incluem a robótica em seus cursos e que nos proporcionam muito talento. Estamos vendo o nascimento de uma geração de jovens empresas cuja vocação é trabalhar em robótica e inteligência artificial", acrescentou González.

Nenhum comentário:

Postar um comentário